quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Top 5 da Década - Discos

Pouca gente (?) tem se dado conta mas a década tá terminando... tenho perguntado a algumas pessoas como se chama/chamará esta década... anos 00? década de 00? a que se avizinha (adoro "gastar" meu parco português!) será a de 10, anos 10 né?
Os que me conhecem - e os que nem conhecem tanto assim - sabem que sou um "listeiro" nato... principalmente após assistir ao "Alta Fidelidade" (rs) a partir daí troquei o clássico "Top 10" pelo não menos clássico (e agora CQCiano - o CQC também não existia quando fiz minha primeira postagem!) "Top 5".
A princípio (e ao final também provavelmente) separei meu Top 5 em 3 categorias (Discos, Músicas e Filmes).

Top 5 - Discos:

1º) "Funeral" - Arcade Fire (2004)

Impressionante. Sonic Youth, Talking Heads, Pixies, New Order... tudo isso e muito mais (por apenas R$ 29,90!) pode estar sintetizado em uma única música desse fantástico disco. Emocionante. Intenso. Pretensioso (?). "Indispensável" (ao contrário da Veja).

2º) "And Then Nothing Turned Itself Inside-Out" - Yo La Tengo (2000)

"O encontro do Velvet Underground com o Cocteau Twins" definição perfeita do crítico da Bizz na época do lançamento. O título da resenha também não poderia ser mais apropriado: "Rock Sedativo" - "I Wanna Be Sedated"!

3º) "Kid A" - Radiohead (2000)

"Tudo em seu devido lugar." Não lançaram nada melhor desde então (na minha "umildi" opinião é claro).

4º) "A Rush Of The Blood To The Head" - Coldplay (2002)

E não é que eles conseguiram se superar? mas também "não lançaram nada melhor desde então..."

5º) "Parachutes" - Coldplay (2000)

E a década começou "Sem Pânico" (até o ano seguinte é claro) mas com "Problema" (muito bonito por sinal).

Nenhum comentário: